top of page

Qual escolher cortinas ou persianas?

Muitas pessoas se deparam com essa dúvida na hora de decorar a casa. Antes as persianas ficavam mais reservadas para os ambientes corporativos e home offices, mas já algum tempo elas ganharam espaço nos quartos, salas de jantar e de estar. As cortinas, por outro lado, já tem lugar quase cativo no interior da casa, por isso, a grande dúvida na hora de decorar, afinal cortinas ou persianas?

Para começar é importante deixar claro que não existe uma regra, alguns designers de interiores até optam por mesclar os dois. Já pensou em sobrepor uma cortina a uma persiana? Desse jeito você pode isolar a luz do ambiente e ter uma cortina super leve. Às vezes, a mescla de estilo acontece no ambiente como um todo alternando cortinas e persianas ao longo dos cômodos.

Antes de escolher qualquer uma das opções é preciso conhecer as principais diferenças entre as cortinas e as persianas e depois ver qual supre melhor suas necessidades. É importante lembrar que a cortina além de bonita deve ser funcional.

CORTINAS-E-PERSIANAS-SOB-MEDIDA-casa-e-decorações-Metro-Mix-RJ-138367_image.jpg

Mescla de cortinas e persianas.

PERSIANAS

São mais comuns são encontradas em alumínio e metais, a grande vantagem delas é que como são bem estruturadas elas conseguem fornecer um grande controle térmico e de luminosidades.

As persianas também podem ser encontradas em outros materiais como a madeira e PVC. As de madeira deixam a decoração despojada e combina com um estilo um pouco mais minimalista.

Uma grande vantagem da persiana é a facilidade para limpar e mantê-la em ordem. Diferente das cortinas elas não precisam de cuidados de limpeza muito elaborados. As persianas também se acomodam super bem em espaços pequenos, porque são menos volumosas.

CORTINAS

São sempre feitas de tecidos. A grande vantagem delas é a variedade de cores, tecidos, texturas e níveis de transparência. As possibilidades com uma cortina são quase infinitas.

Elas podem variar tanto de estilos quanto de materiais. Por exemplo, os de seda dão um toque mais elegante ao ambiente, mas os de tecidos sintéticos dão um ar mais solto ao ambiente e são mais simples de limpar.

Escolher uma cortina demanda muito cuidado, até porque existem inúmeras opções no mercado e cada uma com uma estilo diferente. Por exemplo, uma cortina rolô deixa o ambiente clean e arrojado, enquanto uma cortina com pregas e xales o deixa mais clássico.

Posts Destacados
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page