Como limpar Vidros e Espelhos?

limparvidros.jpg
Toda casa tem espelhos, mesmo que sejam só aqueles pequenos que ficam no armário do banheiro. Cada vez mais eles são empregados como objetos de decoração, e servem pra dar impressão de que os ambientes são maiores do que realmente são.

Porém, limpá-los de maneira correta ainda é um mistério pra muita gente, ainda mais quando a variedade de tipos de espelhos é cada vez maior. Limpa-vidros, álcool, pano seco, pano úmido. Qual será a melhor opção para limpar vidros e janelas em casa? Então daremos algumas dicas.

A primeira regra é nunca limpar o vidro ou espelho jogando água diretamente nele, pois isso pode estragá-lo. Para que o espelho não estrague, também é importante sempre secar as bordas, evitando aquelas manchas pretas. Como espelhos são bem delicados, na hora de iniciar a limpeza, prefira o espanador para retirar poeira e resíduos que possam riscar o vidro. Se o vidro estiver muito empoeirado ou engordurado, passe antes apenas papel (absorvente ou jornal). Depois, use um pano macio e limpo, dos que não soltam fiapos, embebido com álcool. Se o vidro ou espelho não estiver tão sujo, só o álcool já é suficiente. Evite também lavar os vidros ao sol, pois ao secar rapidamente, eles podem ficar com marcas dos produtos. Uma dica interessante para limpar vidros é fazer movimentos verticais de um lado e horizontais do outro lado. Assim, fica mais fácil perceber de que lado são necessários os retoques. Os produtos mais indicados para limpar os vidros são sabão e detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro. Portanto, não utilize produtos abrasivos tais como lixa, palha de aço, esponja ou ácidos. Produtos com amoníaco, cloro ou água sanitária também são extremamente danosos ao espelho. E lembre-se de sempre aplicar o produto no pano e o pano no espelho, nunca borrifando líquidos diretamente no espelho. Outros cuidados devem ser tomados com espelhos. Ao lavar paredes que tenham espelhos, nunca jogue água ou produtos químicos de limpeza que possam escorrer por trás do espelho ou mesmo em suas bordas, pois isso pode estragá-lo. Ambientes pouco ventilados, como banheiros, saunas, piscinas aquecidas podem acabar deixando o espelho úmido e isso pode ser corrosivo e prejudicial à sua conservação. Nesse caso, recomenda-se a instalação de exaustores.

Posts Destacados
Posts Recentes
Arquivo
Tags